top of page

 (1820-1850) 

Romantismo

Um dos primeiros movimentos artísticos que surge em reação ao Neoclassicismo do século XVIII.

​

"O romantismo não se encontra nem na escolha dos temas nem em sua verdade objetiva, mas no modo de sentir. Para mim, o romantismo é a expressão mais recente e atual da beleza. E quem fala de romantismo fala de arte moderna, quer dizer, intimidade, espiritualidade, cor e tendência ao infinito, expressos por todos os meios de que as artes dispõem"...

​

 Baudelaire

As principais características da pintura romântica são:

​

  • Corte com o academicismo neoclássico;

  • O artista emancipa-se da encomenda e faz a sua obra baseado nos impulsos da sua alma e na sua própria inspiração;

  • A pintura é bastante individualizada e diversificada no que diz respeito ao próprio estilo e aos temas;

  • Pretende integrar o observador, tal como no barroco. Aqui o observador, assim como os personagens representados principalmente de costas, contempla as paisagens distantes que se desdobram à sua frente;

  • Uma pintura romântica pretende ser contemplada e o observador terá que dar um significado à pintura consoante às suas emoções;

  • O pintor lança um olhar subjetivo sobre o mundo objetivo e apresenta-nos uma imagem filtrada pelas suas emoções. O artista torna-se o intérprete do mundo.

Caspar David Friedrich (1774-1840) pintor alemão, observou e desenhou a natureza, para depois pintar seus quadros no ateliê, porém não se limitou a representa-las, ele dá-lhe um significado suplementar, expresso através de símbolos, como a figura de costas, as nuvens, a neblina, o horizonte. O homem de costas é como se fosse um emblema da experiência romântica da natureza: sozinho nas alturas, olha para um ponto inatingível e o que vê é, ao mesmo tempo, algo de exterior e a projeção do seu Eu.

Francisco José Goya (1746-1828) foi pintor e gravador espanhol.

Conhecido como Goya, sua arte retratava uma mitologia povoada por sonhos e pesadelos, seres deformados, tons opressivos.

Senhor absoluto da caricatura do seu tempo. Trabalhou temas diversos: retratos de personalidades da corte espanhola e de pessoas do povo, os horrores da guerra, a ação incompreensível de monstros, cenas históricas e as lutas pela liberdade.

Joseph Mallord William Turner  (1775-1851) inglês, considerado por alguns um dos precursores da modernidade na pintura, em função dos seus estudos sobre cor e luz.

Turner representou movimentos da natureza, mas por meio do estudo da luz que a natureza reflete, procurou descrever uma certa atmosfera da paisagem. Uma das primeiras vezes que a arte registra a presença da máquina, uma locomotiva, foi na sua pintura Chuva, Vapor e Velocidade. Parece ser a tomada de consciência do artista de que a máquina invadiu o espaço natural e começou a fazer parte do universo da pintura.

Eugène Delacroix (1798-1863) é considerado o mais importante artista do romantismo francês.

 O valor da pintura é assegurada pelo uso das cores, das luzes e das sombras, dando-nos a sensação de grande movimentação.

Representava assuntos abstratos personificando-os (alegorias).

 Delacroix tinha noção da própria grandeza. “A principal qualidade de um quadro é ser uma festa para os olhos”. 

o pintor assistiu à ascensão e queda de Napoleão, a restauração da dinastia dos Bourbon e, finalmente, a entronização do rei Luís Felipe, em 1830.

Seu quadro mais conhecido "A Liberdade Guiando o Povo", muitas vezes tomado como um símbolo das lutas populares e republicanas, foi feito por inspiração do movimento que levou Luís Felipe ao trono da França.

bottom of page