top of page

  A cor  

Cor é uma das principais características do mundo que nos rodeia.

 
É um elemento expressivo e simbólico, de fundamental importância na linguagem visual. 

 

A cor é um fenómeno físico. Parece difícil acreditar mas a cor não existe em si de forma independente da luz. Ela é gerada pela luz. 

    As cores são classificadas em duas categorias:    

       Cor- luz    

A cor é um fenómeno físico. Ela é gerada pela luz. 
 

Nos dias de chuva ou quando brincamos com a água da mangueira do jardim costumamos ver um fenómeno físico bastante interessante, chamado de arco-íris, que é formado por várias cores.

Esse fenómeno é basicamente explicado pela refração.

A luz branca, seja ela proveniente do Sol ou de uma lâmpada incandescente, quando muda de um meio de propagação para outro, sofre refração, isto é, sofre mudança na velocidade de propagação.

Essa mudança de meio de propagação faz com que a luz branca se decomponha em infinitos raios de luzes monocromáticas, conhecidas como as sete cores do arco-íris. Esse processo físico constitui, portanto, a decomposição da luz branca.

 As cores que formam a luz branca são chamadas de espectro da luz.

Na figura podemos ver a decomposição da luz branca num prisma. No prisma, a decomposição da luz branca é mais acentuada pelo fato de ela sofrer duas refrações, isto é, ela sofre refração na primeira face e posteriormente na segunda face.

Segundo Newton, as cores-luz surgiram na seguinte ordem: violeta, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho

Estas são exactamente as mesmas que vemos quando observamos atentamente um arco-íris. Concluiu então que, afinal, cor é também luz e que adicionando as diferentes cores-luz, se recompõe luz branca. 

As formas dos objectos só são visíveis, porque a luz existe. 

Quando um objeto é iluminado com luz branca, ele absorve algumas cores do espectro dessa luz e reflete outras. A cor com que o objeto é visto será determinada pelas cores que ele reflete.

    Cor-luz - Síntese aditiva   

Chama-se síntese aditivo pois as cores formam-se através de soma de luz, por isso a resultante da soma das cores é o branco.

Quando se misturam 2 cores luz primárias, obtém-se uma cor secundária. Na síntese aditiva de cor os tons secundários são o ciano (azul + verde), amarelo (vermelho + verde ) e magenta (azul + vermelho).

              Cor-pigmento                        

Não é possível pintar com luz. Por isso os pigmentos são utilizados.

O pigmento na realidade não é uma cor, ele é o material ou a substância que tinge uma superfície com uma certa cor, e dependendo das características ou propriedades desse pigmento a sua tonalidade pode variar. Eles podem ser extraídos da natureza ou criados artificialmente em laboratório.

    O que são tintas?   

 

Tinta é uma mistura que quando aplicada sobre uma superfície forma um filme, ou seja, uma fina camada de material que recobre a região onde foi depositada.

A finalidade do uso de uma tinta sobre uma superfície pode ser a proteção dessa superfície ou o  seu embelezamento. A tinta também pode ser usada como forma de expressão de ideias ou sentimentos, seja na impressão de um texto ou na criação de obras de arte.

 

    Cores pigmento - Primárias   

Chamam-se cores primárias porque são cores puras, ou seja, cores que não se conseguem com a mistura de outras cores. São assim denominadas por serem as primeiras cores (azul ciano, amarelo e magenta).

   Azul ciano    

   Amarelo    

   Magenta    

    Cores pigmento - Secundárias   

   Magenta + Azul ciano    

Chamam-se cores secundárias porque se conseguem obter a partir da mistura de duas cores primárias.

  Azul ciano + Amarelo    

  Verde    

  Violeta    

   Amarelo + Magenta    

  Laranja    

    Círculo cromático   

O que é, e para que serve o Círculo Cromático.

 

 

Entende-se por círculo cromático, como o próprio nome designa uma paleta composta por doze cores, sendo elas: 

Três cores primárias, 

Três cores secundárias;

Seis cores terciárias;

Sabe-se que a combinação de cores é indispensável num trabalho artistico e a partir de boas combinações podemos contrastá-las, harmonizá-las e iluminá-las de forma espetacular. Para simplificar esse processo, utilizamos o círculo cromático, ou seja, um instrumento facilitador para elaborar projetos, uma vez que, nele temos acesso a composição de cores, luminosidade, saturação e sombra que devem ser utilizados. 

    Cores complementares   

As cores complementares são aquelas que se localizam diametralmente opostas no círculo cromático.

O complemento de uma cor primária será uma cor secundária. O complemento de uma cor secundária será uma cor primária. O complemento de uma cor intermédia será outra cor intermédia.

Para definir as cores complementares é muito útil a seguinte dica: O complemento de uma cor primária é a cor resultante da mistura das outras duas cores primárias.

Por exemplo, a cor complementar do vermelho, será o verde, porque esta cor se obtêm a partir da mistura das outras duas cores primarias que não o vermelho, ou seja, o azul e o amarelo.

cores-complementarias

cores-complementarias

Henrimadame_nancy

Henrimadame_nancy

Henri Matisse

Henri Matisse

    Temperatura das cores   

    Cores quentes   

As “cores quentes” são aquelas associadas ao fogo (amarelo, laranja e vermelho) são dinâmicas e estimulantes as quais, estão associados à vitalidade, excitação, alegria e movimento.

    Cores frias    

As “cores frias” estão associadas à água e ao frio (azul, verde e violeta). são as cores estáticas e suaves e, portanto, estão associados aos efeitos calmantes e tranquilizantes.

    Simbologia da cor    

A cor pode assumir determinadas simbologias de acordo com o significado que se lhe atribuir. Por exemplo, é frequente ouvir “a fome é negra” e que o "verde é a cor da esperança".

As cores têm grande influência psicológica sobre o ser humano, pois são captadas pela visão e transmitidas ao cérebro.

 As pessoas recordam- se mais das cores do que de formas.

 

bottom of page