SABER E FAZER
Técnica e Tecnologia
Contextos históricos da evolução
da tecnologia
A evolução tecnológica foi inicialmente um processo lento, mas hoje as descobertas científicas e os inventos desenvolvem-se com uma velocidade surpreendente. Dos primeiros utensílios de pedra feitos pelos nossos antepassados, ao robô que foi enviado para explorar a superfície do planeta Marte vão mais de dois milhões de anos de história do Homem.
Ao longo dos tempos o ser humano procurou continuadamente melhorar a sua qualidade de vida, satisfazendo as suas necessidades. Foi com esta atitude tecnológica que descobriu a técnica de fazer o fogo e criou os primeiros instrumentos de caçar.
Com o passar do tempo, o ser humano foi ganhando conhecimentos sobre as coisas, o que lhe permitiu criar novas técnicas e transformar o meio em seu benefício.
Tecnologia
É o conjunto de conhecimentos técnicos e científicos, recolhidos ao longo dos tempos que combinados com os atuais permitem a criação de novos objetos técnicos, ferramentas e até materiais.
Investigar/ Sociedade e ambiente/ Atitude Tecnológica
TÉcnica
É o ato de fazer. Por muitos considerada a arte de construir ou transformar objetos concretos, através da utilização de materiais e instrumentos de trabalho adequados.
Construir / Ferramentas/ Avaliar
Tecnologia e sociedade
Socialmente a tecnologia alterou bastante a vida das pessoas. A industrialização trouxe novos modos de produção, em série, que permitiu um acesso mais facilitado a bens com a diminuição dos custos de produção.
Elevou-se o consumo e com ele implementou-se uma nova mentalidade do usar e deitar fora, esbanjando-se recursos e materiais.
Modificou-se a organização social com a deslocação das pessoas para as grandes cidades, o que provocou desníveis populacionais de região para região.
Impacto ambiental
A procura e exploração dos recursos naturais como fontes de energia alteraram a Natureza, prejudicando os ecossistemas na fauna e na flora. Aumentaram as agressões ao meio ambiente. A poluição atmosférica, a do solo e das águas são hoje uma grande preocupação social.
Para alterar esta situação é preciso uma consciência ambiental que origine um desenvolvimento sustentado da tecnologia. Atualmente procuram-se soluções que reduzam o desperdício e recorre-se a fontes de energia renováveis, como a energia solar.
Evolução da tecnologia
A Evolução Tecnológica é algo que sempre esteve presente na vida do homem. Abrange desde os primórdios até, e principalmente, os dias atuais. Cada vez aumenta mais sua relação com o homem, e cada vez aumenta mais seu ritmo de evolução.
circuitos-integrados |
---|
Objeto técnico
A história de todos os objetos começa sempre da mesma maneira. O Homem vai transformando o mundo natural num mundo de objetos. Estes objetos começam por dar resposta a uma necessidade e acabam por determinar um modo de viver.
Qualquer objeto pensado e criado pelo homem é considerado um objeto técnico. Utilizamos diariamente objetos que nos facilitam a vida; no entanto, fazemo-lo sem pensar que esse objeto nem sempre existiu-teve de ser pensado, criado, testado, alterado e melhorado.
Na verdade, os objetos foram sendo criados em função das necessidades sentidas pelo Homem ou em função de existir a tecnologia para os construir.
As Funções dos objetos
Função prática
Significa que o objeto foi pensado sobretudo para uma utilidade prática e que deverá ser funcional.
Função estética
Significa que o objeto foi idealizado e concebido sobretudo pela beleza e prazer que proporciona.
Função simbólica
Significa que o objeto é visto e aceite pelo que simboliza e que normalmente diz respeito a sentimentos e valores.
Por exemplo, uma cruz simboliza uma religião,...
Evolução do objeto técnico
Para compreendermos melhor um objeto técnico é necessário analisá-lo.
Ao fazermos essa análise, devemos estudar os seguintes aspetos:
Análise morfológica - identifica o objeto e examina as partes que o compõem, a forma e as dimensões, bem como as características externas
Análise funcional - Serve para conhecer o funcionamento global do todo e de cada uma das partes, os princípios de funcionamento e a relação entre cada uma das partes.
Análise técnica - Analisa os diferentes materiais utilizados e a sua adequação no fabrico do objeto, bem como as tecnologias usadas.
Análise económica - Ajuda a selecionar os materiais e a perceber quais os materiais que se devem utilizar para que a construção seja economicamente viável.
.