top of page

Rosto

O rosto humano Ã© um dos elementos do corpo humano mais explorado. Como podes constatar, não só serve para retratar as pessoas, mas também para transmitir emoções. Ele é o espelho da nossa alma. Ao longo da história o homem encontrou sempre formas inovadoras e diferentes de se representar

Estudar o desenho da figura humana através da pintura é um incentivo à criatividade, produção de estilo e análise dos diferentes estudos que foram feitos para compor a proporção e o movimento do corpo humano. Depois das figuras egípcias, que misturam animais e corpo humano, os gregos introduzem os primeiros estudos anatómicos.

O nosso rosto é, sem duvida, a parte do corpo que melhor conhecemos. É através do rosto que nos identificamos uns aos outros. 

É também através do rosto que exprimimos as nossa emoções de alegria ou tristeza, de ânimo ou medo.

Os rostos das pessoas são todos diferentes, mas há sempre características fisionómicas em comum. 

 

Um rosto contém três elementos principais: os olhos, o nariz e a boca. Estes três elementos da fisionomia vão estruturar a composição dos rostos de acordo com regras de proporção ao nível da cabeça.

    Desenho do rosto    

O rosto humano apresenta uma forma oval, mais redonda,...

 

 imaginar uma linha vertical e outra horizontal exatamente ao meio, permite indicar um eixo de simetria e a linha média na horizontal marca a posição dos olhos.

Dividindo esta linha em cinco partes, duas delas servem para marcar a posição dos olhos.

O espaço entre os olhos é equivalente à largura de um dos olhos.

 

Entre a linha dos olhos e o queixo, dividindo ao meio com uma nova linha  horizontal, encontramos a base do nariz.

 

 

A largura do nariz é indicada pela distância entre os olhos.

Entre a base do nariz e o queixo, traçando uma nova linha a 1/3, encontramos a zona interlabial (meio da boca) .

 

 

As linhas verticais a partir da borda da íris são a largura da boca. (Quando os diafragmas estão na posição normal com o olhar para a frente)

Só falta assinalar as orelhas, e é fácil constatar que elas se encontram entre a ponta do nariz e um pouco acima dos olhos, ao nível das sobrancelhas.

Exemplo aplicado ao rosto masculino

    Desenho do rosto passo a passo    

O formato do rosto vai definir o tipo de pessoa que procuramos representar, podendo optar for uma grande variedade de formatos.

    Olhos    

Conhecer a anatomia do olho ajuda a melhorar o seu desenho

Os olhos são dos elementos mais importantes do rosto, eles devem transmitir vida, isso só é conseguido representando o seu brilho.

​

Para desenhar olhos é necessário muita prática e observação, já que há diferentes tipos de olhos e traços diferentes, tudo vai depender do contexto, principalmente se procuramos desenhar retratos realistas.


Alguns erros comuns:

  • Evitar desenhar formas totalmente ovais ou redondas, a forma mais aconselhável  é uma mistura da forma da folha ou do limão;

​

  • Não deixar a íris (parte colorida do olho) a aparecer totalmente, ou seja, não formar um círculo completo. Se observarmos olhos em fotografias ou até mesmo no espelho, vemos que a palpebra cobre uma parte dela, deixando um pouco mais de metade à mostra.

​

Quanto à íris, é importante e fundamental deixar um espaço branco ("brilho dos olhos"), nada muito grande e sem exagerado, (para não ficar como olhos de desenhos mangá) e deixar a parte superior da palpebra, mais escuro.

    Sobrancelhas    

Para desenhar as sobrancelhas devemos guiar-nos pela linha dos olhos, sendo a sua largura definida, aproximadamente por uma linha que parte do canto do nariz e passa junto do olho.

How to make eyebrows_ #EyeMakeupBright -
Branko_Babic_PhiAcademy_on_Instagram__“F

    Nariz    

Anatomia do nariz.

Para desenhar o nariz deve-se fazer como base uma estrutura bem simples, triângulo, círculo... , segue alguns dos exemplos apresentados, desse modo fica mais fácil desenhar e criar o volume e as caracteríticas anatómicas.

O nariz tem início na linha dos olhos até a linha do meio entre os olhos e o queixo. A ponta do nariz tem o mesmo tamanho da orelha.

Os traços no desenhos de nariz feminino, são mais suaves e retos, no nariz do rosto masculino deve ressaltar-se o osso nasal.

 

No ínicio do desenho utilizar traço fino e suave. 

    Boca    

Olhos e bocas são os principais elementos que define toda a expressão do rosto.

 

Iniciar o desenho  com uma linha base interlabiais (horizontal) e outra vertical bem centralizada na boca, formando uma cruz, essas linhas já devem ser traçadas no espaço onde a boca deve ficar dentro das proporções das linhas do rosto. As linhas verticais a partir da borda da íris são a largura da boca. Em seguida traçar as linhas superiores e inferiores da boca, não precisa fazer outras linhas, pois o volume da boca será feito com efeitos de luz e sombra.

Consultar alguns exemplos,  e praticar.

    Orelhas    

Desenhar orelha não é tão difícil quando parece. Alguns artístas não gostam de desenhá-las, escondedo-as com os cabelos.
Tudo vai depender da observação. Prestar atenção nas curvas da orelha e nas suas caracteríticas: orelhas pontudas, redondas, fechadas, abertas, juntas à cabeça, separadas e muito separadas (conhecidas como orelha de abano).

 

Dicas: 

  • Nunca usar desenhos de orelhas para treinar, usar fotos, desenhar a orelha de amigos e parentes. 

  • A proporção da orelha é a mesma do nariz (nariz pequeno, orelha pequena e assim por diante), ou seja, entre a sombrancelha e a ponta do nariz

    Cabelo    

Desenhar o cabelo parece ser muito difícil, sobretudo se ignora-se o primeiro passo.

Antes de fazer os detalhes deve ser feito um esquema.

Igual é ao desenhar o cabelo.

Traça uma linha que define até onde é o couro cabeludo e onde começa a frente. Depois faz-se um esquema do cabelo e seguidamente desenham-se os detalhes.

A expressividade do cabelo resulta muito da forma como as linhas estão representadas, devemos lembrar-nos que cada linha pode representar um cabelo ou um conjunto de cabelos.

A direção do traço vai influenciar significativamente o resultado final.

Sugestão de alguns exercícios antes de avançar.

Os volumes de cabelo não devem ser todos iguais, há que variar a sua forma e tamanho para que se representem melhor (não devem parecer bananas). Para que o cabelo seja mais natural, os traços devem ser soltos.

Os cabelos não devem seguir sempre a mesma direção. Tentar desenhar alguns cabelos passando por cima de outros.

Para desenhar o cabelo com brilho realista, traçam-se linhas leves em forma de raio no cabelo, para assinalar o brilho. Depois traçam-se as linhas de cabelo em direção ao raio até que todo o cabelo esteja coberto menos a zona onde decidimos que seria o brilho (geralmente nas partes  curvas).

 Esboçar o cabelo apenas para obter o contorno ou forma geral deste. 

 

Utlizar o lápis bem afiado e fazer os apontamentos do cabelo, tentando seguir a orientação da cabeça. 

 

Adicionar uns fios de cabelo.

 

.

bottom of page