SABER E FAZER
ENERGIA
O que é ENERGIA ?
A energia é tudo o que produz ou pode produzir acção, podendo por isso tomar as mais variadas formas: Energia mecânica, térmica, gravítica, eléctrica, química, magnética, radiante, nuclear, etc. É tudo energias.
A energia não se cria nem se destrói, apenas se transforma, da qual o homem pode aproveitar e extrair da natureza e sem a qual não consegue viver. Durante muito tempo só o ouro e as pedras preciosas eram considerados riqueza, hoje são os recursos energéticos que determinam a riqueza dos países.
O que é uma fonte de energia?
Fontes energéticas são recursos da natureza dos quais se pode obter energia.
As fontes primárias de energia são aquelas que estão na natureza, como o sol, a água (dos rios e dos mares), os ventos, a madeira, o gás natural, o carvão mineral, o petróleo,...
As fontes secundárias de energia são aquelas que surgem depois que as primárias são transformadas, como a gasolina, o diesel, a energia elétrica,...
As fontes primárias de energia podem ser divididas em dois grupos:
Renováveis
São aquelas que, como o próprio nome diz, se renovam. Significa que elas não acabam, porque estarão sempre ali, sendo geradas de novo, de acordo com o ciclo da natureza. Exemplos: o sol, os ventos, a matéria orgânica, o calor da Terra, os rios e correntes de água doce, os mares e oceanos.
Sol |
---|
Vento |
Nóra de moinho - água |
Barragem - água |
Ondas - marés |
Calor da terra |
biomassa-imagem[1].jpg |
biomassa31[1].jpg |
Não renováveis
São aquelas que com o uso ao longo do tempo se esgotam. Isso porque, apesar de serem criadas pela Natureza, demoram muitos e muitos anos para se formar. Como nos últimos anos nós – a humanidade – temos consumido a energia dessas fontes em altíssima velocidade e quantidade, a Natureza não tem o tempo necessário para repor o que foi usado. Exemplos: carvão mineral, petróleo, gás natural, uranio.
Petróleo |
---|
Torre de petrolÃfera |
gas-natural[1].gif |
Central nuclear |
Mina carvão mineral |
Carvão mineral |
uranio[1].jpg |
Fontes de ENERGIA Renováveis
Água - Energia hídrica
A força da água é enorme. Se tentaste tapar uma torneira com a mão ou se já alguma vez foste derrubado por uma onda na praia, já experimentaste a força da água.
A água possui um potencial energético e quando armazenada em grandes quantidades ela aumenta. Numa barragem hidroelétrica existem turbinas que, na queda da água, fazem funcionar um gerador elétrico, produzindo energia. Embora a implantação de uma barragem provoque impactos ambientais, na fase de construção da represa, esta é uma fonte considerada limpa.
Vento - Energia eólica
É a transformação da energia do vento em energia útil.
A energia eólica tem sido aproveitada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover as suas pás. Ao longo de milhares de anos, a força do vento tem sido aproveitada de inúmeras formas, desde o impulso de veleiros e barcos à vela, até à ventilação natural de edifícios.
Sol - Energia solar
Energia solar é um termo que se refere à energia proveniente da luz e do calor do Sol. É utilizada por meio de diferentes tecnologias em constante evolução, como o aquecimento solar, a energia solar fotovoltaica, a energia heliotérmica, a arquitetura solar e a fotossíntese artificial.
Calor da terra -Energia geotérmica
É a energia obtida a partir do calor proveniente do interior da Terra.
O calor da terra existe parte por baixo da superfície do planeta, mas em algumas partes está mais perto da superfície do que outras, o que torna mais fácil a sua utilização.
Em certos locais, fazendo furos de apenas 100 metros é possível alcançar calor útil, assim como existem zonas onde contém nascentes de água quente completamente espontâneas. Mas na maior parte do mundo é necessário fazer furos de quilómetros de profundidade para encontrar calor significativo. (Tipicamente na crosta terrestre o calor aumenta 25º a 30º celsius por cada quilómetro de profundidade em direcção ao centro da terra.)
Matéria orgânica - Energia Biomassa
O termo biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos usados como combustíveis ou para a sua produção.
A biomassa pode considerar-se um recurso natural renovável, contrariamente aos combustíveis fósseis.
A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico que se encontra presente num ecossistema.
1- A biomassa abastece o forno responsável pelo aquecimento da caldeira.
2-A água em ebulição produz vapor saturado sob pressão, que é conduzido por um tubo até a turbina elétrica.
3-A turbina é movimentada pelo vapor sob pressão, fazendo com que o gerador produza energia.
4-A energia gerada deve abastecer a rede elétrica, pois não pode ser armazenada.
Fontes de ENERGIA Não Renováveis
Carvão, petróleo e gás natural
Energias fósseis
– Os combustíveis fósseis foram criados quando, há milhões de anos atrás, a matéria orgânica deteriorada foi comprimida no subsolo sofrendo um conjunto de alterações físico-químicas.
Como combustíveis fósseis temos: o petróleo, o gás natural e o carvão. Estas fontes de energia (também denominadas por fontes de energia convencionais, por serem as mais utilizadas em todo o mundo), têm reservas que não se renovam, uma vez que é necessário muito tempo para as repor. A sua queima provoca por outro lado efeitos ambientais aos quais devemos estar atentos (como por exemplo o efeito de estufa) com consequências ao nível do clima e da saúde pública.
É fundamental utilizar estes combustíveis de forma racional uma vez que a maioria das actividades que realizamos ao longo do nosso dia-a-dia dependem deste tipo de combustíveis. Se não fossem os combustíveis fósseis seria muito difícil termos a mesma qualidade de vida que temos hoje.
Urânio - Energia nuclear
–As centrais nucleares actuais funcionam como as centrais a combustíveis fósseis. A energia térmica resultante das recções de fissão serve para aumentar a pressão de um gás, que faz trabalhar as turbinas ligadas a geradores eléctricos.
O método utilizado para obter energia eléctrica nestas centrais é chamado de fissão nuclear, e consiste na quebra de átomos grandes em menores.
A fissão de núcleos atómicos ocorre devido ao lançamento de um neutrão a alta velocidade contra um átomo de urânio. Esta acção faz com que o núcleo fique incapaz de permanecer coeso e divide-se em dois átomos menores e mais leves, libertando calor e dois ou três neutrões rápidos.
Se houver urânio suficiente (cerca de 4 quilogramas), começará uma reacção em cadeia que liberta uma enorme quantidade de energia térmica. O calor produzido é utilizado para aquecer água, e o vapor resultante é utilizado para mover as pás de uma turbina, accionando um gerador eléctrico e produzindo energia.
Processos de transformação de energia
A energia apresenta-se sob formas muito diversas, podendo ela transformar-se noutra e transferir-se de um corpo para o outro.
Por exemplo, a energia elétrica transforma-se em energia térmica, através de um aquecedor, ou em energia luminosa, através do filamento incandescente de uma lâmpada.